Café Literário: O Silmarillion – J.R.R.Tolkien
29 Comentários // em Café Literário featured // 19/10/2011
Imagine ler um livro de história que, ao invés de contar o que aconteceu em nosso mundo, conte o que aconteceu no mundo do “Senhor dos Anéis”.
É isso mesmo, meus queridos leitores! Basicamente, O Silmarillion é uma coletânea de textos que contam desde a criação do mundo, até depois do que aconteceu em Senhor dos Anéis. O livro, escrito por Tolkien e organizado por seu filho, Christopher, após sua morte. É também a obra mais antiga de Tolkien, escrita em cadernos velhíssimos, que remontam a 1917 [texto da contra-capa].
A obra, em si, é dividida em algumas partes: Ainulindalë, Valaquenta, Quenta Silmarillion, Akallabêth e Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, além de apendices como Glossário, Genealogias, etc.
O que eu achei do livro? bem, é como ler um livro de História. É emocionante ver a criação do mundo, ver como tudo foi indo até chegar na história que todo mundo conhece e descobrir algumas coisas realmente incríveis sobre alguns personagens (Galadriel, Elrond e, principalmente, Gandalf mudaram muito para mim depois do livro). O problema é que ele é um pouco pesado. Não no sentido físico (são só 465 páginas, contando com os mapas), mas porque não é uma leitura que você sente e leia tudo de uma vez. É extremamente necessário que você faça pequenas pausas (ou algumas grandes, por em alguns trechos…).
O divertido é ver toda a discussão que o livro causa, como se o Feänor é mesmo cruel ou incompreendido. A questão é que, ao ler O Silmarillion, você – enfim – entende o quanto Tolkien era FODA (desculpem a expresão, mas é isso mesmo).
Ficha Bibliográfica
Título: O Silmarillion
Editora: Martins Fontes
Autor: J.R.R. TOLKIEN
Número de páginas: 465
Essa resenha é dedicada ao @ferkobaia por ter me dado o livro e aos queridos @inaciofeanor, @_Ondo, @cardellos e @lajestavares pelas discussões.






























O Hobbit, O Silmarillion, Senhor dos Aneis, Contos Inacabados, As aventuras de Tom Bombadil…. tudo isso está conectado no mundo de Tolkien, Arda. o cara era foda e sempre será o melhor
Sim! Não há como comparar Tolkien com ninguém… Apesar de que George Martin estar quase lá….
Até o R.R do Tolkien o George Martin tem…rs
Tenho que discordar, apesar de já ter lindo os 3 primeiros cronicas de gelo e fogo e já estar com o Festim dos Corvos aqui em casa, não acredito que o Martin consiga chegar perto do Tolkien. Oque Tolkien fez foi criar todo um novo mundo, com histórias passadas, mitologia e idioma. Martin conseguiu sim fazer um grande livro de fantasia, mas não se compara.
pela ordem depois vem “contos incabados de numenor” seguido do ” o hobbit” e por fim “o senho dos aneis” , li todos =D. é bom q ficamos sabendo de varias historias citadas no livro do senhor dos aneis alem da origem de varios personagens e seres (menos do tom bombadil, ele tem um livro só dele q quando procurei não achei versão em portugues)
o silmarillion é tipo a biblia dos senhor dos aneis, bom demais =D
Eu já li “O Hobbit” (logo tem resenha dele também) e “O Senhor dos Anéis”… Vou fazer uma pausa dos livros dele e depois ler os demais. Quanto ao “As Aventuras de Tom Bombadil”, existe, sim, em português! [http://www.valinor.com.br/8295/]
Essee livro é extraordinário!!! sem duvidas o meu favorito!!!
Ele é realmente incrível! Apesar de pesado, vale MUITO a pena.
O Silmarillion é a bíblia da Terra Média, ressaltando que é bem mais interessante e bonito que a Bíblia “Sagrada”.
Melhor que O Hobbit e quase tão bom qnto O Senhor dos Anéis!
nao seria a Biblia.
mas o Genesis e o Exodo
Realmente, comparado com a Bíblia é muito mais fácil de ler O Silmarillion! D
Agora, honestamente, eu gostei mais de O Hobbit… (NÃO ME ODEIE!)
Realmente o livro é meio pesado…
Não aguentei e desisti, mas ainda tenho esperanças em mim mesmo, huahauahauhauah
Sim! Tente ir lendo aos pouquinhos… Vale muito a pena chegar no final!
Tolkien era muito FODA mesmo. Li O Silmarillion há alguns anos e o reli anos mais tarde, sempre pausadamente, para tentar compreender todas as informações (que são muitas) e todos os detalhes. Cheguei a fazer umas anotações de pé de página… eu estudava o livro. Tive que parar por um tempo pq nem conseguia mais dormir direito, sonhava com terra média e debates sobre o livro todos os dias.
É um livro sensacional que eu amaria ver transformado em filme, mas somente por alguém capaz, que não estragasse a história.
MEU GZUIZ! Admiro sua coragem. Eu li o livro até que rápido (levei duas semanas, mas é uma leitura pesada!), mas não sei se conseguiria ler pausadamente. Claro que eu provavelmente não conseguiria ler NADA pausadamente, mas O Silmarillion seria ainda mais complicado.
Eu não sei se O Silmarillion seria um bom filme… Uma série seria be melhor, mas se eu conheço Hollywood, eles farão UM MONTE de filmes para contar as histórias.
O melhor livro do professor Tolkien!
Onde encontramos as maiores personalidades da Terra-Média.
Depoi de ler o silma leia o SdA novamente e você verá tudo com novos olhos!!
E é claro que Fëanor é apenas um pobre elfo incompreendido….
Pior é que eu realmente fiquei com vontade de reler SdA, mas e coragem? KSKASKAKSOKA… Quem sabe para o ano que vem? =D
E eu nem vou falar sobre o Fëanor… De novo.
O livro realmente é fantástico. Reli pela segunda vez entre o fim do ano passado e o início deste. Mostra mesmo o quão foda o titio Tolkien é. O fato de gerar muitas discussões é uma das melhores partes do livro. *Vendo o comentário do Inácio e rindo das inúmeras merdas que já saíram.*
Depois dele, eu li o The Book of Lost Tales 1 e 2. E são reveladores. Mostram os primeiros rascunhos do Tolkien ao escrever o Silmarillion. Mas são bem mais pesados e difíceis de ler.
Se algum dia eu achar alguma coisa que detone Tolkien, eu uso meu Silmarillion pra fazer sanduíche de carne de Teleri.
(PS: Não li O Hobbit)
Acho que daqui uns dois anos eu TALVEZ releia O Silmarillion… Mas não sei se terei coragem! Agora The Book of Lost Tales parece MUITO interessante, mas se é ainda mais pesado e dificil… =|
E O QUE ESTÁ ESPERANDO PARA LER O HOBBIT? Ò.Ó
Livro chato pacas. Não tenho nada contra nerds, mas este livro extrapola.
Ele tentou re-escrever o livro do Gênesis para explicar o Novo Testamento.
Comprei por R$ 8,90 numa promoção e me arrependi.
De forma alguma foi simplesmente como você mesmo diz “uma forma de reescrever o Gênesis”, tanto que Tolkien não se faz uso apenas de caracteristicas do Cristianismo e sim tambem de outras mitologias e lendas folclóricas.
Fabiano, o livro é chato, mas para quem gosta de Tolkien é um prato cheio. Não diria que ele tentou re-escrever o Gênesis (isso seria mais a cara de C.S. Lewis, que fez basicamente isso com Nárnia), mas sim uam tentativa de criar todo um mundo e uma mitologia próprias.
[...] O Silmarilion Homens são indecisos desde pequenos Magarefe famosos presuntos Habilidades de desenho Bagrecraft Uma dica, ouçam Great Big Sea [...]
Esse livro é incrivel, eu como TolkienManiaco ja li ele umas 10 vezes inteiro e varias vezes algumas partes só, como é o caso de “A Queda de Gondolin” e “De Beren e Luthien”. Tolkien foi um gênio sua obra é tão rica em detalhes que acreditem se quiser é tese de muito Mestrado e Doutorado por ae, como é o caso aqui na facul(Unesp-Assis) aonde encontrei uma tese de Mestrado que é “A Presença feminina na obra O Silmarillion de J.R.R.Tolkien”. Isso é possivel pois Tolkien não simplesmente criava uma obra de Fantasia, em muitos pontos é usado caracteristicas reais do cortidiano da época.
Universo fantastico com varias questões a se debater. Excelente!
Exatamente, Vinicius… Isso porque você nem comentou o fato de que Tolkien era linguista e utilizou seu conhecimento para criar a que seria a língua mais bonita do mundo =)
Sim, exatamente linguista dos mais gabaritados. É interessante ler tmb “Cartas de Tolkien” que é uma compilação de correspondencias com fãs, famliares e afins. aonde Tolkien da mais detalhes de como ele formulou sua obra!
No mais, excelente analise, gostei muito dessa seção do site ta de parabens!
Adoro Tolkien e concordo com a parte que os livros dele serem pesados no sentido de se ter que dar uma pausa, mas mesmo assim são aqueles livros que dão vontade de ler mais de uma vez!!
Sim, tanto que estou considerando reler O Senhor dos Anéis no ano que vem… =)
Haaaaaa meu querido Tolkien, um gênio!